Gestão ou Sorte? Defina metas para 2018 sem riscos!

Gestão ou Sorte

Compartilhe esse artigo e leve gestão para todos:

Whats
LinkedIn
Facebook
Email
Telegram
Veja que interessante: 60% dos brasileiros acreditam que suas vidas irão melhorar nos próximos anos, mas a maioria dos empresários ainda não definiu as metas do próprio negócio! Não parece incoerente? É como crer que irá para um bom lugar sem definir o destino.

Na verdade, é bem arriscado conduzir um negócio contando apenas com a sorte pois são várias pessoas que dependem de você: sua família, seus funcionários e até os clientes. Não dá para deixar tudo na mão do acaso. Concorda?

Estamos terminando mais um ano e esse é o melhor momento para os líderes decidirem onde levarão suas empresas. E essa definição passa, necessariamente, pela determinação das METAS.

São as metas que estabelecem os grandes objetivos e alinham a equipe a um desafio comum. Permite que todo mundo saiba porque estão trabalhando e o que alcançarão no final.

Então vamos lá: algumas dicas para estabelecer metas para 2018!

REFLITA

Comece refletindo sobre a empresa e o cenário onde vocês se encontram: quais as qualidades que possuem e os itens que precisam ser melhores?

Quais as inovações que o mercado lá fora está trazendo? Em que vocês devem estar atentos e se preparando para agir?

Essa reflexão estratégica é uma boa oportunidade para relembrarem os valores da organização e as motivações para investir nesse empreendimento. Tirem um tempinho para meditar sobre isso. É importante!

#FICADICACanvas da Estratégia

Conheça o Canvas da Estratégia, uma ferramenta poderosa capaz de orientá-lo nas avaliações institucionais.

ESTABELEÇA DESAFIOS CONCRETOS

Vamos para algo mais prático: estabeleça quais serão os números para o ano que vem! Quanto irá vender, gastar, investir e, o mais importante: qual será o lucro do negócio!

Minha sugestão é que busquem avaliar os valores praticados nos últimos períodos. Sabemos que resultados anteriores não garantem ganhos futuros, mas não deixam de ser uma base para apoiá-los nessas definições.

Toda meta deve ser específica e clara então, determine de forma completa. Por exemplo, “Quero vender R$ 4 milhões de reais até o dezembro de 2018” (R$ 4 milhões é muito ou pouco para você?).

Ferramenta Proposição de Metas

Veja que na planilha de metas é possível estabelecer desafios para os principais valores do negócio: vendas, custos, despesas e estimar o lucro no final do período. Saber facilmente para onde a empresa irá e quanto você terá de resultado. Não é impressionante?

 

DEFINA AÇÕES PARA O ALCANCE DAS METAS

Não adianta determinar; jogar seus sonhos para o universo e esperar que tudo vá acontecer sozinho, por mágica. Crer na sorte é arriscado, certo? É preciso agir! Assim, as metas devem direcionar para as ações pois só faz sentido planejar, se colocar em prática.

Ações propostasVeja no exemplo acima que a empresa deverá crescer 33% as vendas, mas a meta de custos prevê um aumento de 31%. Ou seja, eles estão estipulando ganhar mais gastando menos. Quais ações poderiam ser propostas nesse caso?

Para tornarem-se mais eficientes, pelo menos duas ações podem ser planejadas: (1) Aumentar o preço médio do produto e (2) Rever o processo de produção encontrando economias.

Então, uma equipe pode trabalhar em alternativas para elevar a percepção de valor do cliente e outro grupo pode se dedicar em buscar otimizações na produção.

Percebe o poder desse planejamento? De uma meta de lucro, desdobramos em metas de vendas e custos e definimos ações para a equipe. O resultado é exponencial!

Quando dizemos que metas orientam e direcionam é exatamente isso. É ter todos juntos trabalhando com foco e sem desperdício de energia. Chega de correr de um lado para o outro perdido sem saber para onde ir. Não é melhor?

Dizem que sorte é estar preparado para oportunidades. Então, faça um compromisso com você mesmo de estabelecer metas concretas para sua empresa ainda esse ano. Para ter um 2018 mais tranquilo e seguro. Blz?

Ferramenta Proposição de Metas

 

Deixe seu comentário:

Veja também:

Rolar para cima
Rolar para cima